Portes Grátis e Envio em 48h

Feriados de Dezembro em Portugal: História, Espiritualidade e Preparativos Natalícios

O mês de dezembro em Portugal é marcado por uma atmosfera festiva e cheia de tradições. Além das preparações para o Natal, o país celebra dois feriados importantes: o dia 1 de dezembro, dedicado à Restauração da Independência, e o dia 8 de dezembro, em honra à Imaculada Conceição.

 

 

Dia 1 de Dezembro: Restauração da Independência

 

O feriado do dia 1 de dezembro assinala um dos momentos históricos mais significativos de Portugal - a Restauração da Independência, que ocorreu em 1640. Neste dia, Portugal recuperou a sua autonomia após 60 anos de domínio espanhol. As comemorações deste feriado evocam a coragem e determinação dos heróis que lutaram pela liberdade do país.

 

As celebrações do dia 1 de dezembro marcam o início das festividades de final de ano em Portugal. À medida que a nação relembra o seu passado e celebra a restauração da independência, a atmosfera de gratidão e resiliência prepara o cenário para as celebrações natalícias que se aproximam.

 

 

Dia 8 de Dezembro: Imaculada Conceição

 

O feriado do dia 8 de dezembro celebra a Imaculada Conceição, um dogma da Igreja Católica que afirma que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem pecado original. Esta é uma festa religiosa e uma ocasião de devoção para muitos portugueses, que participam em missas e procissões em honra à Virgem Maria.

 

A Imaculada Conceição, sendo uma celebração mariana, introduz um elemento espiritual ao mês de dezembro. Maria desempenha um papel central na narrativa do nascimento de Jesus, e a devoção à Virgem Maria é intrinsecamente ligada à tradição natalícia em Portugal.

 

 

O Espírito Natalício

 

Tanto o dia 1 como o dia 8 de dezembro contribuem para a construção do espírito natalício em Portugal. À medida que o país se une para honrar a sua história e tradições religiosas, o ambiente festivo começa a ganhar forma. As ruas enchem-se de luzes brilhantes, decorações natalícias e mercados de Natal, criando uma atmosfera mágica que antecede as festividades do Natal.

 

O mês de dezembro em Portugal é assim marcado pela união de passado e presente, devoção religiosa e alegria natalícia. Enquanto se celebra a independência e a fé, o país entra num período de expectativa e preparação para a época festiva, onde o Natal é aguardado com entusiasmo e antecipação.

Leave your comment

O que dizem sobre a Óptica Médica





Equipa simpática. Muito atenciosos e dedicados ao cliente. Sempre com um sorriso na cara e prontos a ajudar em tudo. Muito bom. Bem haja.


Nuno Neves

"Finalmente tenho a visão que necessito para as minhas atividades diárias e no exigente trabalho que desempenho. Passar horas em frente do computador simplesmente deixou de ser um martírio, olhos vermelhos e com picadas nunca mais. Muito obrigada pelos conselhos e explicações sobre os tratamentos das lentes. Fazem realmente muita diferença."


Tatiana L

"Sandra, foi brutal. Sabes como odeio óculos, melhor… odiava porque agora não posso viver sem eles. … foi como disseste primeiro estranha, mas depois …. Entranha e de que maneira. Adorei, adoro e recomendo Óptica Médica a toda a gente."


Inês

"Há 14 anos que a família canhoto é cliente da Óptica Médica desde a filhota mais nova até ao membro mais velho. Serviço, simpatia, qualidade 5 estrelas, aconselho."


São Canhoto

"Profissionalismo, simpatia e honestidade é o que para mim caracteriza a equipa da Óptica Médica. Recomendo de olhos fechados para que possa ter uma visão de excelência."


Nelson Martins