Portes Grátis e Envio em 48h

Derrame ocular

O derrame ocular, é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho. A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de escleral.

 

O derrame no olho é uma situação muito comum e que não atinge o interior do olho, não afetando a visão. Geralmente não é necessário tratamento, desaparecendo em cerca de 10 a 14 dias.

 

Principais sintomas

Os sintomas que podem aparecer num caso de derrame ocular são:

  • Mancha de sangue vermelho vivo na parte branca do olho;
  • Vermelhidão no olho;
  • Sensação de areia na superfície do olho.

O derrame ocular não provoca dor nem alterações na visão, contudo se notar alguma alteração deverá procurar ajuda especializada, médico oftalmologista ou o seu optometrista.

 

Principais causas

As causas do derrame ocular podem ter várias origens, sendo elas processos irritativos, alérgicos, traumáticos ou infeciosos. Assim sendo o sangue no olho pode ser causado por:

  • Traumas como coçar ou esfregar o olho;
  • Esforços físicos como levantar pesos ou atividades físicas intensas;
  • Tosse prolongada;
  • Espirros repetidos;
  • Forçar muito para evacuar;
  • Vômitos;
  • Infeções oculares graves;
  • Cirurgia no olho ou pálpebra.

Picos de pressão arterial e alterações da coagulação sanguínea são causas menos comuns que também podem levar ao aparecimento de sangue na conjuntiva.

 

Tratamento

O melhor tratamento para o derrame ocular é o tempo, pois geralmente ele desaparece sozinho ao fim de alguns dias, não sendo necessário qualquer medicação. Por vezes são utilizadas lágrimas artificiais para diminuir o desconforto e diminuir o risco de um novo sangramento. Deve-se evitar o uso de aspirinas e anti-inflamatórios.

Se o derrame acontecer no olho de um bebê

O derrame ocular no bebê é uma situação comum e sem complicações, muitas vezes provocado pelo próprio bebê ao coçar o olho ou ao fazer esforço como espirrar ou tossir. Normalmente, o sangue no olho acaba por desaparecer em 2 ou 3 semanas.

Nos casos em que a mancha de sangue no olho persista e o bebê tenha febre, deve ser consultado o médico pediatra, pois pode ser sinal de alguma infeção no olho como a conjuntivite, por exemplo.

Leave your comment

O que dizem sobre a Óptica Médica





Equipa simpática. Muito atenciosos e dedicados ao cliente. Sempre com um sorriso na cara e prontos a ajudar em tudo. Muito bom. Bem haja.


Nuno Neves

"Finalmente tenho a visão que necessito para as minhas atividades diárias e no exigente trabalho que desempenho. Passar horas em frente do computador simplesmente deixou de ser um martírio, olhos vermelhos e com picadas nunca mais. Muito obrigada pelos conselhos e explicações sobre os tratamentos das lentes. Fazem realmente muita diferença."


Tatiana L

"Sandra, foi brutal. Sabes como odeio óculos, melhor… odiava porque agora não posso viver sem eles. … foi como disseste primeiro estranha, mas depois …. Entranha e de que maneira. Adorei, adoro e recomendo Óptica Médica a toda a gente."


Inês

"Há 14 anos que a família canhoto é cliente da Óptica Médica desde a filhota mais nova até ao membro mais velho. Serviço, simpatia, qualidade 5 estrelas, aconselho."


São Canhoto

"Profissionalismo, simpatia e honestidade é o que para mim caracteriza a equipa da Óptica Médica. Recomendo de olhos fechados para que possa ter uma visão de excelência."


Nelson Martins